“A história precisa ser resgatada. Povo sem história é povo sem cultura e sem passado”. O professor/ pesquisador e historiador Danilo Assunpção Santos, sempre tinha este sentimento para com os grandes valores culturais da Cidade. Sua história, seu patrimônio arquitetônico e marcos histórico faziam parte da vida de Danilo Santos. Tanto é que, por sua obstinação fundou o CEPAL – Centro de Documentação e Pesquisa de Alegrete, além de sua grande contribuição no resgate da história de Alegrete em todos os seus aspectos. Convenceu até o Bispo Diocesano em Uruguaiana para obter documentação de nascimentos em Alegrete. O trabalho idealizado sempre foi e continuará sendo magnífico para várias gerações. E, com este sentimento que, ao longo dos anos através dos Jornais Folha do Pampa, Amanhã e, nos últimos 25 anos, do Jornal EXPRESSO MINUANO foi possível resgatar alguns documentários fundamentais para gerações futuras. Alicerçados no Livro “O Município de Alegrete” – 1907, por Luiz Araújo Filho, mais tarde, outras publicações, como Revista “A Cultura do Alegrete”- em Novembro/ Dezembro de 1994, em parceria Sérgio Ribeiro Rosa. Depois a Revista “130 anos da Sociedade Italiana” – um documentário inédito sobre a chegada e importância dos Italianos em Alegrete. Em 2017, foi lançado o Livro – “Cenário do Arroz - 110 Lavoura Arrozeira” / Alegrete –RS, uma obra completa sobre a importância da Lavoura Arrozeira, seus pioneiros e os atuais produtores. Uma radiografia da história deste segmento tão importante para economia e geração de riquezas de Alegrete, região e Estado.
Agora, é lançada oficialmente a Revista 100 Anos da Associação Comercial e Industrial de Alegrete – 1918/2018 – até fundação do Centro Empresarial de Alegrete, sucedendo a entidade histórica com a visão e os princípios de continuar defendendo os grandes interesses da iniciativa privada e dos empreendedores e empresários de Alegrete dentro do contexto regionalizado.
Todos estas pesquisas de fatos e fotos reunidos nestes documentários tem tão somente objetivo de resgatar os grandes valores, fatos e acontecimentos sonhados e idealizados por pessoas que, buscaram contribuir de formas destemidas para que o Alegrete tão sonhados por eles possa hoje estar atingindo novos estágios de crescimento e desenvolvimento social, econômico e cultural. Graças a estes homens e mulheres, destemidos e ousados é possível hoje, estar entregando estes registros que, caberá novos tempos avançar com os mesmos ideais e comprometimento como fala o nosso Hino Rio-Grandense:
“Mas não basta, pra ser livre
Ser forte, aguerrido e bravo
Povo que não tem virtude
Acaba por ser escravo
Mostremos valor, constância
Nesta ímpia e injusta guerra
Sirvam nossas façanhas
De modelo a toda Terra”...
Obrigado à todos os nossos verdadeiros parceiros, amigos, colaboradores e verdadeiros motivadores como a Confraria “UNIDOS POR ALEGRETE” na pessoa de seu mentor intelectual e benfeitor Maurício Goldemberg, de Carlos Augusto Pereira Carús, Décio Marini (onde estão a venda as revistas), além de todos aqueles que acreditaram e apostaram que é possível idealizar e executar projetos que, venham agregar valores em todos os seus aspectos sociais, econômicos e culturais para uma Cidade rica como Alegrete dentro do cenário nacional e internacional.