logolaranja.png
..::data e hora::.. 00:00:00

Revista 100 Anos da  ACIAS/ CEA

Uma obra para história dos  alegretenses.

 

    “A história precisa ser resgatada. Povo sem história é povo sem cultura e sem passado”. O professor/ pesquisador e historiador  Danilo  Assunpção Santos, sempre  tinha este sentimento para com os  grandes valores  culturais da Cidade. Sua história, seu patrimônio arquitetônico e marcos histórico  faziam parte da vida de Danilo Santos. Tanto é que, por sua obstinação fundou o CEPAL – Centro de Documentação e Pesquisa de Alegrete, além de sua grande contribuição no resgate da história de Alegrete em todos os seus aspectos. Convenceu até o Bispo Diocesano em Uruguaiana para obter documentação de nascimentos em Alegrete. O trabalho idealizado sempre foi e continuará sendo magnífico para várias gerações. E, com este sentimento que, ao longo dos anos através dos Jornais  Folha do Pampa, Amanhã e, nos últimos 25 anos, do Jornal EXPRESSO  MINUANO foi possível resgatar  alguns documentários  fundamentais  para gerações  futuras. Alicerçados no Livro “O Município de Alegrete” – 1907, por Luiz Araújo Filho, mais tarde, outras publicações, como  Revista  “A Cultura do Alegrete”-  em Novembro/ Dezembro de 1994, em parceria  Sérgio Ribeiro Rosa. Depois a Revista “130 anos da  Sociedade Italiana” – um documentário inédito sobre a chegada e importância dos Italianos em Alegrete. Em 2017, foi lançado o Livro – “Cenário do  Arroz -  110 Lavoura  Arrozeira” / Alegrete –RS, uma obra completa  sobre a  importância da  Lavoura Arrozeira, seus pioneiros e os atuais produtores. Uma radiografia da história deste  segmento tão importante para economia  e geração de  riquezas  de Alegrete, região e  Estado.

     Agora, é lançada oficialmente a Revista 100 Anos da Associação Comercial e Industrial de Alegrete – 1918/2018 – até fundação do Centro Empresarial de  Alegrete, sucedendo a entidade histórica com a visão e os princípios  de  continuar defendendo os  grandes interesses da  iniciativa privada e dos  empreendedores e empresários de Alegrete dentro do contexto regionalizado.

     Todos estas pesquisas de fatos e fotos reunidos nestes  documentários tem tão somente objetivo de resgatar os grandes valores, fatos e acontecimentos sonhados e idealizados por pessoas que, buscaram contribuir de formas destemidas para que o Alegrete tão sonhados por eles possa  hoje estar  atingindo  novos estágios de  crescimento e desenvolvimento social, econômico e  cultural. Graças a estes homens e mulheres, destemidos e ousados é possível hoje, estar entregando estes  registros que, caberá novos tempos avançar  com os mesmos ideais e comprometimento como  fala o nosso  Hino Rio-Grandense:

 

 “Mas não basta, pra ser livre

Ser forte, aguerrido e bravo

Povo que não tem virtude

Acaba por ser escravo

 

Mostremos valor, constância

Nesta ímpia e injusta guerra

Sirvam nossas façanhas

De modelo a toda Terra”...

 

     Obrigado à todos os nossos  verdadeiros  parceiros, amigos, colaboradores e verdadeiros motivadores  como a Confraria “UNIDOS POR ALEGRETE” na pessoa de seu mentor intelectual e benfeitor  Maurício Goldemberg, de Carlos Augusto Pereira Carús, Décio Marini (onde estão a venda as  revistas), além de todos aqueles  que acreditaram e apostaram que é possível idealizar e executar projetos que, venham  agregar valores  em todos os seus aspectos sociais, econômicos e  culturais  para uma Cidade rica como Alegrete dentro do cenário nacional e internacional.

 

linha.png