logolaranja.png
..::data e hora::.. 00:00:00

Presentes de Coração : 
40 anos presente na vida dos alegretenses

Tânia Vontobel Breyer: A trajetória de uma empresária de sucesso

 

    Em novembro de 1980, na rua General Sampaio 981 A, no local que até então servia de garagem para o Austin do senhor Marciano Cavalheiro, plantou-se a semente de um sonho: surgia naquele pequeno espaço - a Loja Presentes de Coração. A proprietária, funcionária da Caixa Estadual, Tania Vontobel Breyer, vinda de outra cidade, trazia consigo um dinamismo, uma vontade de fazer as coisas certas e uma fineza no trato com seus colegas e, principalmente com os clientes, que chamava a atenção sobre si tornando-se logo conhecida e admirada.
     Trabalhar era a palavra de ordem – fazer o melhor possível sempre, era a determinação.
Mas como acomodar o espírito empreendedor, certamente herdado do pai e o sentido de organização e a determinação herdado da mãe numa combinação explosiva e incontida que a arremessavam a criar, a ter, a testar a sua capacidade, para além da segurança da instituição que a acolhida?
    Começar era o desafio. Os recursos para o empreendimento, embora pequeno na época, custou-lhe muita ousadia, para aquisição dos móveis e o primeiro estoque da loja – estava plantada a sementes.
    O sonho começava a se tornar realidade. Abriram-se as portas da nova casa e, graças ao apoio da classe dos professores principalmente, dos clientes da Caixa Estadual e dos amigos, o negócio começou a germinar. Novas relações foram se formando e a lojinha da General Sampaio foi ganhando clientes... ilustres clientes da cidade e alguns de fora como o cantor Sidney Magal que, ao retornar para o Real Hotel após um show, viu movimento na loja e pediu para ser atendido.
    A compra: uma coberta de mesa e um lampião levados de presente para a esposa.
   A lojinha crescia, a vizinhança era boa, os clientes apoiavam e, como consequência, o espaço físico da loja começava a ficar pequeno quando a Nilce, da Model’s Girl apareceu com a notícia de que na Gaspar Martins, ao lado da sua loja, vagava um ponto maior e incentivou a mudança acontecida em 1982.
   Neste local, vizinha à tradicional Laura Calçados, a Presente de Coração estabeleceu-se até 1984, ano em que o prédio foi solicitado para dar lugar ao Banco Bamerindus, depois HSBC ( com fusão do Bradesco) - somente tem o prédio.
Foi neste ano, também que a Tania se interessou e agregou a Presentes de Coração, a franquia O Boticário, uma indústria de perfumes que começava a mostrar a sua qualidade e a crescer rapidamente no conceito do consumidor, mas que era vendido sem exclusividade no comércio local.
    Da Gaspar para a Andradas, a Presentes de Coração e o O Boticário continuam a trajetória de sucesso.
   Já não era a única no ramo, outras seguiram - lhe os passos, mas não deixava de ser um referencial do bom gosto, da variedade de produtos e do bom atendimento e foi assim adaptando-se ao seu próprio desenvolvimento.
    A partir de 1985, tendo O Boticário com exclusividade na cidade, Tania decidiu reformar suas instalações, e Alegrete ganhou uma das mais modernas lojas de época com padrão nacional estabelecido pela franquia, ao lado, mas independente da Presentes de Coração.                 Firmava-se, definitivamente, um importante ponto comercial na cidade.
    Trabalhar, crescer, melhor, evoluir, enfim, à medida que os clientes iam chegando impunha-se atende-los cada vez melhor e com mais conforto. Como fazer se o espaço físico ocupado não permita expansões?
    Um investimento de grande porte com poucos recursos num imóvel de terceiros traria com certeza, um endividamento difícil de resolver dentro da atual conjuntura...
     Eis que passa o cavalo: estava à venda no coração do centro da cidade, um prédio com localização comercial privilegiada! Era a solução para o problema de investimento agora em local próprio. O prédio era uma casa que guardava ainda alguns traços da beleza perdida pela falta de conservação e do cuidado indispensável para que o tempo, na sua inclemência, não a transformasse em velha ao invés de antiga.
O cavalo que passava esta em pelo e para enciliá - lo seriam necessários recursos indisponíveis. Como resolver?
    A própria história da loja indicava o caminho: mais uma vez, a generosidade do pai que em vida possibilitou o início das atividades da pequena loja, agora já falecida deixara, produto de profícua vida, a participarão em uma das empresas familiares de maior conceito em nosso Estado. O dilema era, novamente, o mesmo do inicio: a opção entre a segurança e a vontade de crescer, de criar, de ter e... também como antes, confiando na sua capacidade de trabalho e pensando em fazer sempre o melhor possível, decidiu-se pelo investimento.
    O prédio não resistiu o tempo e durante as obras, cedeu lugar para uma nova construção, a velha casa reviveu na lembrança de todos. Bela, imponente, representativa como são todas as lembranças do passado.
     Passado que seremos nós os de hoje no futuro e que estamos deixando para a história os traços do nosso tempo. Na rua Gaspar Martins uma nova loja que já foi velha...num novo prédio que já foi velho. E que no futuro ela for referida pelos nossos clientes e amigos como motivo de orgulho para a comunidade alegretense, estaremos com a nossa missão, por ora cumprida.
     Com o apoio da família investiu-se no sonho. Investimentos que foram traduzidos em beleza estética, conforto na circulação, mais opções em produtos. Investimentos que objetivam servir mais e atender melhor o cliente da Presentes de Coração, há 40 anos.
     A Presentes de Coração desde que foi inaugurada no atual prédio da Rua Gaspar Martins, 299, manteve se as características da chegada do novo milênio: simplicidade e luz. No espaço e em todas as relações entre as pessoas.
     Por isso, temos que sempre agradecer a generosidade do que fizeram e fazem parte deste sonho, há 38 anos.   
     Atualmente as Lojas Presentes de Coração e O Boticário tem a liderança empresarial de sua fundadora Tania Vontobel Breyer e dos filhos Diogo e Tiago Vontobel Breyer.

 

Fotos: Stop Fotos - Fotos da família e Eduardo Silveira - Fotos da loja. 

 

linha.png