logolaranja.png
..::data e hora::.. 00:00:00
PREFEITO MÁRCIO AMARAL PARTICIPA DE VIDEOCONFERÊNCIA COM GOVERNADOR E PREFEITOS DA AMFRO

     

No final da tarde desta segunda-feira, 25/05, o prefeito de Alegrete, Márcio Fonseca do Amaral, participou de reunião, por videoconferência, com o governador do estado Eduardo Leite e com os prefeitos da Associação dos Municípios da Fronteira Oeste - AMFRO para tratar de assuntos variados em relação ao enfrentamento da pandemia do novo Coronavírus na região. O evento virtual teve a coordenação e mediação do líder do governo na Assembleia Legislativa, deputado estadual Frederico Antunes. Dentre os assuntos abordados destacou-se Saúde, Educação, UTIs, UPAs e relações internacionais dos municípios da fronteira com o Uruguai e Argentina.

 

O prefeito Márcio Fonseca do Amaral parabenizou o governador pela condução do enfrentamento da pandemia no estado e o apoio dispensado a Alegrete. Relatou sua preocupação com dois itens específicos: aplicação de testes em caminhoneiros que obrigatoriamente transitam pelos municípios gaúchos transportando itens de necessidade à sobrevivência da sociedade e da economia gaúcha e a busca de um mecanismo mais eficiente de monitoramento de passageiros que se deslocam por ônibus interurbano de uma cidade para outra no estado, citando como exemplo o acontecido em Alegrete, onde um cidadão com Covid-19 foi interceptado num ônibus vindo da capital, colocando dezenas de pessoas em quarentena obrigatória. “Os municípios da Fronteira Oeste têm a singularidade de serem bem afastados uns dos outros, o que evita, em tese, a facilidade de transmissão do vírus. Neste sentido, proponho que o estado e os municípios pensem uma maneira de controlarmos melhor este fluxo de caminhoneiros e ônibus intermunicipais dentro do estado e região”, propôs o prefeito de Alegrete.

 

Repasses à UPA

 

Amaral aproveitou e solicitou informações do Estado sobre os repasses à Unidade de Pronto Atendimento – UPA, que estão em atraso desde 2018. Como resposta, a secretária estadual de Saúde, Arita Bergmann, informou que o governo liberou o pagamento ainda na tarde desta segunda-feira, o que estará em caixa do município, em breve. A secretária ainda anunciou o repasse de R$ 56,5 milhões aos municípios gaúchos com recursos do Tesouro do Estado.

Após a explanação de todos os prefeitos inscritos, o governador enfatizou que, neste momento de enfrentamento à pandemia de Covid-19, o papel dos prefeitos é indispensável. "Os prefeitos são as autoridades locais que acompanham a rotina das comunidades e sabem como tomar providências para que a população de seu município esteja protegida. Como não há como imunizarmos as pessoas, é necessário o cumprimento de regras e de critérios até que tenhamos uma vacina", ressaltou o governador.

 

Também participaram da reunião virtual, o vice-governador e secretário da Segurança Pública, Ranolfo Vieira Júnior, os secretários Agostinho Meirelles (Articulação e Apoio aos Municípios), Otomar Vivian (Casa Civil), Arita Bergmann (Saúde), Faisal Karam (Educação), Ana Amélia Lemos (Relações Federativas e Internacionais) e do deputado estadual Luis Augusto Lara.

11-1590490357-556.jpg