“A mobilização comunitária e das lideranças quando bem construídas são benéficas a toda comunidade. Os resultados sempre são positivos e as conquistas ainda maiores de forma coletiva e integrada por princípios e ética. Somado a tudo isso, todos podem fazer a diferença no meio onde vivem e precisam de ações positivas para melhorar a qualidade de vida.”
Esta é a filosofia da Confraria “Unidos por Alegrete” – que teve seu mentor e fundador Maurício Goldemberg e Carlos Augusto Carús, lançado em março 2018 – quando das comemorações alusivas ao Centenário da Associação Comercial e Industrial de Alegrete – ACIAS/ hoje, Centro Empresarial de Alegrete.
Com este espírito que à todos conduz a Confraria “Unidos Por Alegrete” que, somou-se a mobilização para aquisição de um Tomógrafo para Irmandade da Santa Casa de Caridade de Alegrete, dentro de um projeto estratégico da nova gestão que assumia a Mesa Diretora da provedoria da Irmandade da Santa Casa, liderada por Milton Araújo e Roberto Luiz Segabinazzi com grupo de irmãos da Irmandade.
Iniciado em agosto de 2020, o evento que reuniu lideranças dos Clubs de Serviços, Entidades Filantrópicas, Maçonaria, empresariais, profissionais de saúde e segmentos produtivos, além de autoridades constituídas.
A Campanha lançada “Juntos pela Vida” – ganhou força e apoio de empresas, produtores rurais, comércio, indústria, cooperativas, bens e serviços – sob o olhar seguro da Comissão Central e, tendo como seu grande líder e mentor Maurício Goldemberg que, embora aos seus 91 anos, e todos os cuidados protocolares diante da pandemia do Ciovid-19 , tornou-se o grande porta –voz com a maior autoridade credenciada para divulgar e receber as lideranças de todos os segmentos políticos e produtivos para os encaminhamentos oficiais. Como ano era eleitoral, por decisão da Confraria “Unidos por Alegrete”- através de seu mentor e presidente – recebeu visita de todos as quatro representações alinhadas com o processo eleitoral de 15 de novembro de 2020.
A Ele (Maurício) era percursor pela entrega dos projetos de modernização, ampliação e aquisição dos novos equipamentos para Irmandade da Santa Casa de Caridade de Alegrete – dentre estas, a aquisição de um Novo Tomógrafo – com 16 canais – construção e novas áreas para implantação dos equipamentos, além de novas salas para Centro Cirúrgico do Hospital; Casa da Gestante e novos equipamentos para UTI Neonatal e do próprio hospital.
Foi quando a candidata do PRTB, Vânia Dornelles Guerra e sua equipe durante visita ao s eu Maurício ao receber o Projeto, comprometeu-se em buscar os recursos para compra do Tomógrafo junto a lideranças partidárias apoiadora. A partir deste momento novo alento para todos, sendo comunicado efusivamente pelo líder Maurício Goldenberg em nome da Confraria “Unidos por Alegrete” e a mesa Diretora da Provedoria da Irmandade – representada por Roberto Luiz Segabinazzi e Carlos Melo, aos confrades Carlos Augusto Carús, José Carlos Acosta Castro, Adão Dornelles Faraco, Nilson Gomes, Milton Araújo, Breno Pinheiro Prates, Carlos Roberto Puhlmann, Barcelar Rodrigues, Décio Marini, Luciano Pacheco Kelbouscas, logo publicado na rede social e neste Veículo.
Com o compromisso firmado pelo deputado federal Ubiratan Sanderson e a sua representação política em Alegrete, através de documentos firmados pelo deputado, através do Ministério da Saúde, iniciou um novo processo de validação e otimismo, sempre visando assegurar os recursos e a aquisição do novo e tão sonhado equipamentos do Tomógrafo para Santa Casa de Caridade de Alegrete. Mas somente após, a perda de seu maior colaborador no processo Maurício Goldemberg, e do então Provedor da Mesa Diretora, Milton Araújo e do confrade Barcelar Rodrigues – mas, com a mesma coragem, otimismo, devotamento e determinação dos atuais dirigentes e integrantes de ambas as entidades, o processo começa a ser concretizado com a licitação, onde 4 empresas estão participando, viabilização da documentação e, enfim, aquisição do tão sonhado Tomógrafo que, atenderá as grandes demandas do hospital como destaca João Alberto de Almeida Pereira- Diretor Clínico da Santa Casa.
Todo este processo de mobilização demandou ações pontuais para concretização de obras que, estão sendo executadas pela Provedoria- para as novas e modernas instalações do Tomógrafo (fotos) – uma área que, atenderá sala para médicos, sala de recepção, para analises e imagens e operacional, junto a área hospitalar. Com arrecadação em torno de R$ 454 mil, será investido nas obras que estão sendo executadas e demandas do Hospital.
Todos estes recursos estão sendo administrados pela diretoria da “Associação Juntos pela Vida de Apoio a Santa Casa de Caridade de Alegrete” – AJUV.
A diretoria da AJUV – é integrada por: Lilia Temp Monteiro –presidente; Marileuza Galarça – Vice Presidente; Marciele Peuckert Lucher, secretária, Ricardo Prates, tesoureiro. Já como Conselheiros: Carlos Mello, Roberto Luiz Segabinazzi, Cristiano Torunsky, Vinicius Berdemaker Anhaia, Curt Kullmann e Ronaldo Fraga Veig que são os responsáveis por todos os recursos e arrecadações oriundos das mais diversas campanhas promovidas pela Santa Casa junto a todos os segmentos, disse Lilia Temp Monteiro, durante entrevista ao Jornal EXPRESSO MINUANO. Acompanhada do Diretor de Imagem da Santa Casa, Carlos Mello – foram elencadas todas as ações, projetos e iniciativas que, estão dentro de um planejamento estratégico para serem executados junto ao hospital. São ações estratégicas fundamentais para avançarmos em maior resolutividade no atendimento de nossos pacientes e a comunidade local e regional junto a Santa Casa de Caridade que, hoje, é credenciada a uma série de ações para atendimento regionalizada como Hospital de Referência, disse Melo.
A gestão atual da Mesa Diretora da Provedoria, liderada por Roberto Luiz Segabinazzi busca a transparência contábil de toda e qualquer doação e dos recursos repassados de parte das esferas municipal, do Estado e da União pela qual a Santa Casa de Caridade de Alegrete é prestadora de serviços de atendimentos médicos, ambulatoriais, internações, cirurgias e hotelaria completa a todos os pacientes, sendo maioria absoluta pelo SUS. Todos os recursos anunciados pelas áreas governamentais Município, Estado e União são para pagar serviços a atendimentos prestados pelo Hospital e, muitas vezes com enormes atrasos de 60,70 dias – diz o diretor de Imagem, Carlos Mello.
Reuniram-se no dia 7 de maio de 2021 a Comissão de Licitação, Diretoria Provedora e Executiva da Santa Casa para análise das propostas enviadas pelas empresas para aquisição do tomógrafo. O recurso foi disponibilizado via Ministério da Saúde e mais uma vez agradecemos a indicação feita pelo Deputado Federal Sanderson. Foram recebidas 4 propostas, as mesmas foram submetidas a assessoria técnica de nossa radiologia e também submetida a nossos médicos responsáveis pelo serviço. Após esta análise considerando preço e técnica foi feita a apresentação à Diretoria ficando definido o equipamento da Toshiba/Canon como o vencedor. Aguardamos ainda o término do processo para efetivação da compra, que compreende no aceite dos concorrentes do processo e do Ministério da Saúde. Desde já agradecemos a todos os envolvidos na campanha e que a cada momento se vislumbra o final desta grande conquista. Agradecemos também a Associação Juntos pela Vida que também mobilizou nossa comunidade que com seus recursos estamos viabilizando a obra para a readequação do antigo tomógrafo e a instalação do novo equipamentão e não podemos esquecer nosso grande mentor, seu Maurício Goldemberg que fez de sua casa uma extensão de nossa Santa Casa, recebendo vários doadores e a comitiva da Professora Vânia Guerra que fez a ponte com o deputado Sanderson, realmente uma conquista de muitos.