logolaranja.png
..::data e hora::.. 00:00:00
 

Meio Ambiente pede mais consciência no descarte de resíduos: até cachorro morto estão jogando nos contêineres

     

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente está fazendo um apelo à população no sentido de maior conscientização quanto ao descarte de resíduos orgânicos e recicláveis nos contêineres, distribuídos nas ruas da cidade. A cada recolhimento, os servidores da coleta seletiva se deparam com situações que em nada recomendam em termos de consciência ambiental. Foi o que ocorreu no dia 23 de abril,  em que até um cachorro morto, já em estado de decomposição, foi encontrado dentro de um contentor para resíduos recicláveis, localizado na rua Bento Manoel, próximo à Guarda Municipal. Foi realizada a coleta do animal e a higienização dos contentores.

A secretária Gabriella Segabinazi lamenta a ocorrência desses casos e faz apelo no sentido de que a população tenha consciência em fazer o descarte correto, separando adequadamente os resíduos orgânicos dos recicláveis, pois antes do caminhão da Coleta Seletiva efetuar o recolhimento, os garis realizam uma triagem. Após a coleta, o material vai para as cooperativas de catadores, onde é realizada a classificação e, após, a comercialização desses materiais. Quanto mais cuidados na hora do descarte, mais qualificado será o material, orienta a secretária.

A coleta seletiva ocorre três vezes na semana nas ruas contempladas conforme cronograma. O apelo é para que a população colabore, descartando sempre o mais próximo do horário da coleta possível e higienizando bem os resíduos.

O descarte irregular de resíduos, como o encontrado no contentor da Bento Manoel, é considerado crime ambiental, podendo gerar autuação que vai de R$ 5 mil a R$ 50 milhões, conforme Decreto Federal N° 6.514/2008 incisos V, X e XIII.

Os moradores próximos à localização dos contêineres que identificarem irregularidades no descarte, devem entrar em contato com a Secretaria de Meio Ambiente, telefone 3961-1682 ou 99147-2179, canais oficiais para reclamação ou sugestões.  

 

Fonte:   DPCOM-PMAlegrete

94105266_2811593452281812_4095469939161300992_o.jpg