..::data e hora::.. 00:00:00
CENARIO AGRONEGOCIO TOPO 2016 NOVO.jpg
Conexão Delta G apresenta Sumário de Touros
para a temporada

     Entidade lançou publicação na Expointer que reúne características

de animais das raças Hereford e Braford.

     Ao completar 25 anos, a Conexão Delta G lançou  dia 27 de agosto, o Sumário de Touros Edição 2019, com uma coletiva para a imprensa. O presidente da entidade, Eduardo Eichenberg recepcionou os jornalistas, acompanhado da sócia do GenSys, Fernanda Brito, do chefe de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação da Embrapa Pecuária Sul, Fernando Cardoso, e do presidente da Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB), Luciano Dornelles.

     No encontro, Eichenberg destacou que o Sumário reúne os dados de todos os touros avaliados no programa, bem como seus filhos. “São 21 características que possuem peso específico e o no sumário eles são listados num índice de seleção de acordo com o peso de cada uma destas características”, explicou. Segundo ele, esta é uma ferramenta para o criador que vai utilizar a genética de Hereford e Braford no seu rebanho, seja ele de um perfil de melhoramento genético ou comercial.

     Muitos touros que estão no sumário, compõem centrais de inseminação. Com isso, o produtor pode escolher os touros que vai utilizar, de acordo com os dados que foram selecionados pela Delta G, para saber aqueles que performam melhor e são mais mais adequados dentro das características que ele precisa para a produção. “O sumário também indica as características das melhores mães, e muitas delas estão em protocolos de coleta de embriões, e é um material indicado para quem faz melhoramento genético”, explicou Eichenberg.

     O presidente da Conexão Delta G disse ainda que existe uma característica muito importante e que deve ser levada em consideração na pecuária que é peso ao nascer e auxílio ao parto. “Com estes dados, são indicados touros que podem ser utilizados em novilhas, sejam as sub precoces, que entram em produção aos 14 meses, sejam as novilhas com reprodução aos dois anos, pois evita perda futura por distocia, cesariana e problemas pós-parto”, explicou.

     Conforme Eichenberg, de forma inédita, dentro do Sumário de Touros da Delta G são informações genômicas, apresentadas em parceria com a Embrapa e a GenSys, além do apoio da ABHB de resistência ao carrapato. “Há dez anos estamos contando carrapatos, identificando pelos, coletando sangue e extraindo DNA destes animais e fazendo uma correlação para identificar, através da genônica, aquele que é o mais resistente ao carrapato”, explicou. Ele disse ainda, que os membros da Conexão Delta G, dentro da Temporada de Primavera Gaúcha de venda de touros, vão ofertar uma boa quantidade de touros para uso em monta natural que vão ter esta informação genônica de resistência ao carrapato.

 

Foto: AgroEffective/Divulgação

Texto: Ieda Risco/AgroEffective

linha.png