logolaranja.png
..::data e hora::.. 00:00:00

Clarim Campeiro por Marco Antonio Souza Saldanha Junior

201º  Encontro Regional de Tradicionalista

   No dia 17 de janeiro de 2021, a 4ª Região Tradicionalista realizou o 201º Encontro Regional de Tradicionalista, pela primeira em vez em formato virtual, através do aplicativo Google Meet.
   O encontro iniciou às 09 horas, com o pronunciamento do Coordenador da 4ª RT – Marco Saldanha Júnior, da Conselheira do MTG – Maria Isabel Moura e das prendas do CTG Patrulha do Oeste, que estaria sediando o evento se fosse presencial.
Houve a participação dos candidatos ao Conselho Diretor do MTG, Sr. Fabiano Vencatto – Chapa Juntos Somos Mais MTG, Manoelitto Savaris e  Ilva Maria Borba  Goulart – Chapa Pelos Laços da Tradição e a Silvania Affonso e a  Alessandra Carvalho da Mota – Chapa Um novo Sentido para o Tradicionalismo, os candidatos expressaram suas propostas, planejamentos e projetos para 2021.
   Na continuidade dos trabalhos, foi realizada a prestação de contas da 4ª RT referente ao 2º semestre de 2020, sendo apresentada pelo coordenador e por Flavio Marques – Tesoureiro da 4ª RT, sendo aprovada pelos presentes.
   Durante o encontro foi escolhido o tema da Semana da Paz 2021,dentre as três propostas encaminhada, tendo como autores: Henrique Neumann, Sônia Trivisiol e  Irani Coelho, a relatora das propostas foi  Giciéli Barúa, que propôs a unificação das propostas, sendo aprovado o seguinte tema “Uma Cultura de Paz entre o Eu, o Outro e as Mídias Sociais”.
   Também foram encaminhadas ao encontro, duas propostas da Coordenadoria da 4ª RT. A isenção do pagamento de R$ 120,00 reais, destinados a Secretaria da 4ª RT em 2021, que teve como relator o  Ivoné Colpo e a alteração da destinação do valor cobrado pelo Cartão de Identificação Tradicionalista, que teve como relator Márcio da Silva, ambas as propostas foram aprovados, e é uma maneira da coordenadoria estar ajudando as entidades tradicionalistas neste momento de dificuldades. 

   A  4ª Região Tradicionalista  que integra o Movimento Tradicionalista de Alegrete, Barra  de Quaraí, Quarai e Uruguaiana, sempre imbuídos  dos  mais elevados propósitos de divulgar, defender e enaltecer os feitos, a história e os valores da  Cultura do Rio Grande do sul,  forjada a ferro e fogo  pelos nossos  antepassados de 1835, é que iniciaremos  a partir deste espaço denominado “CLARIN CAMPEIRO” – a divulgação e inteiração com  todos “os  gaúchos e  gaúchas de todas as  querências”  como dizia nosso querido Nico Fagundes, que tanto fez pela nossa  Tradição. Queremos agradecer  a professora Eunice Dornelles – que  contribui muito da difusão da  nossa  Cultura em seu Programa “Clarin Campeiro “– pela Rádio Alegrete, todos os sábados às 11h da manhã,  que nos inspirou com o nome de nossa  Coluna.
   Também destacar que este  ESPAÇO tão valoroso  para nossa  história gaúcha e brasileira, será  para que todos os  tradicionalistas tenha voz em registros de seus  eventos, acontecimentos e realizações junto aos Centros de Tradições Gaúchos, Piquetes.. legalmente constituídos e filiados junto aos seus CTGs e ao MTG.
   A nossa história de valorosos homens e mulheres que integraram nossa  4ª RT, também  serão enaltecidos neste espaço, onde estaremos enfatizando a história, participação e grandes contribuições destes  companheiros que no passado foram os alicerces desta entidade, como: Gaspar Cardoso Paines,  Manoel Fernandes, Maria Izabel Moura, Ilva Maria Borba Goulart, dentre tantos valorosos companheiros de movimento tradicionalista.

 

linha.png